terça-feira, 16 de outubro de 2012

Acampamento Regional de Lobinhos/2012

Chegou o tão esperado ARL. Dos dias 12 a 14 de setembro, no Parque da Cebola, nos divertimos muito. A Chefia (Adilson Vahldick, Darlane Moraes Vahldick e Maysa Bajo Pereira Maçaneiro) e a alcatéia (Brieli Maus, Celine Helena Moraes Vahldick, Gabrielle Wagenknecht, Gabriel Fernando Habech, Gabriel Polini Egert Bonatto, Victor Wagenknecht, Lucas Rian Eggert, Ruan Antoni Metzner Kufki, Claudio Luis Ittner Junior, Heron Kaue Tafner da Silva, Vinicius Franke da Silva e Matheus Simão Schmidt).

Primeira atividade da manhã foi armar o acampamento. A Alcateia ganhou 8 barracas canadenses, e estreiamos 5 delas.
Trabalhar com lobos tem dessas coisas :(

Então façam pose, se querem tanto sair na foto

Em seguida tivemos a abertura. O ARL contou com 14 Grupos Escoteiros e em torno de 150 lobos.




Nesse acampamento havia a Insígnia do Descobridor: cada lobo recebeu uma cartilha com seis atividades a serem realizadas durante o seu tempo livre. Uma das atividades era cantar em outro idioma. Nossa Alcateia afinadissima cantou Tia Mônica.

Ensaiando Tia Mônica em espanhol
As atividades foram divididas em três módulos, de acordo com as regiões do país: Nordeste, Sul/Sudeste e Norte/Centro-Oeste. Cada módulo abrangia um período de atividades. A sequência que nossa Alcateia realizou foi: na sexta à tarde com Nordeste, no sábado de manhã com Sul/Sudeste e à tarde com Norte/Centro-Oeste. As Alcateias foram organizadas em três grandes Alcateias, onde cada Grande Alcateia visitava um módulo em um período.

No módulo do Nordeste foram recebidos pelo Tatatatatatatataraneto de Pedro Álvares Cabral, onde relembraram alguns pontos do Descobrimento do Brasil.

 


Depois a Grande Alcateia foi dividida em três pequenos grupos para rodarem nas três bases desse módulo:

1. Belezas do Mar: onde puderam brincar com balões, passar por um túnel e fazer um cabo de guerra.






2. Delícias do Nordeste: onde puderam preparar paçoca de carne, cocada e suco de abacaxi.



3. Frevo: aprenderam a dançar frevo e realizaram um trabalho manual com garrafa PET confeccionando uma sombrinha.



Na sexta a noite ainda tivemos a noite cultural, onde cada Grupo Escoteiro apresentou uma dança, canção ou esquete. Nossa Alcateia apresentou o carimbó, dança popular do Pará. No final foram distribuídos cinco troféus de bronze, cinco de prata e quatro de ouro. Nossa Alcateia conquistou o ouro.

No sábado de manhã fomos ao módulo Sul/Sudeste. Foram divididos novamente em três Grupos, onde tivemos as duas subbases com três atividades cada. Na primeira subbase foi o sudeste:

1. Criação de gado: onde aprenderam sobre a história do adestramento de gado, laçada e marcação de gado.





2. Exploração de pedras preciosas: aprenderam sobre nome de algumas pedras extraídas no Brasil. Passaram por uma mina onde recolheram um saquinho contendo miçangas representando essas pedras. Os lobos confeccionaram marcador de página com essa miçangas.




3. Manufatura: com base na exploração siderúrgica, confeccionaram massinha artesanal.



A segunda subbase foi o Sul:
1. Churrasco: fizeram espetinho de carne.






2. Uvas: colheram uvas, produziram vinho e uma corrida de revezamento para encher uma garrafa PET.





3. Ecoturismo: passaram por uma falsa baiana.






Na parte da tarde fomos ao módulo Norte/Centro-Oeste. Infelizmente, tive problemas técnicos com a máquina e consegui meia dúzia de fotos. A Grande Alcateia foi recebida pelo Saci e um cacique que falou sobre a Amazônia. A Grande Alcateia foi dividida em quatro grupos. 

As bases foram:

1. Cerâmica marajoara: onde confeccionaram um vasinho.

2. Eleição da Jangal: onde aprenderam um pouco sobre Brasília e Oscar Niemeyer. No final realizaram uma campanha política entre os personagens da Jangal, e fizeram uma votação com urna eletrônica.


3. Dança do Marimbondo: que consiste em dançar com uma cachopa cheia de água na cabeça.

4. Culinária indígena: onde puderam amassar e experimentar chipas.


O auge do módulo foi o final simulando a competição do Boi Bumbá em Parintins: Caprichoso contra Garantido. A Grande Alcateia foi dividida em duas, onde puderam se enfeitar e representaram a história do Boi Bumbá.

No sábado a noite tivemos a Flor Vermelha com canções e esquetes apresentadas pela organização, fechando com uma linda "fogueira aérea".

Para deixar registrado, as duas alcateias do Distrito Vale: Duque de Caxias e Cruzeiro do Sul.


Um comentário: