quinta-feira, 12 de abril de 2012

Acampamento de Grupo (53 Anos) - 31/3 e 1/4

O Acampamento foi realizado nas dependências da APAE, começando às 8:00hs do dia 31 de março.

Formação de Início do Acampamento
 Começamos fazendo um "tour" pela APAE. Como ela é vizinha do Projeto Bugio, os lobinhos aproveitaram para dar uma espiada por cima do muro, e ver esses lindos primatas.

Tour pela APAE (o vizinho é o Projeto Bugio)




Depois foram feitos dois jogos da área de desenvolvimento espiritual e treinada uma canção para o culto de domingo.

Após o lanche, a Alcatéia seguiu para um terreno vizinho, onde fica a base do Morro Geisler. Lá foram divididos entre os lobos na progressão de investidura e os demais.

Os lobos na investidura foram acompanhados pela Akelá e Kotick, onde tiveram instruções sobre o lema, as leis, cumprimentos, estrutura da alcatéia e ouviram a história de "Irmãos de Mowgli".

Nível Investidura com Akelá e Kotick

Os demais lobos, acompanhados por Baloo, Kaa e Bagheera, foram mata adentro, para realizar uma atividade para o primeiro objetivo da IMMA. A atividade seguiu como descrito no manual nas páginas 35 a 38. Os lobos sentiram o ar cheiroso e gostoso do meio do mato, fizeram uma pequena excursão mais mata adentro, e no final, por matilhas, coletaram amostras do pó nas folhas. Discutimos se aquilo era ou não poluição, e como estavamos num nível mais elevado da cidade, foi bem possível observar que Indaial é muito arborizada, e logo, a poeira coletada não era de poluição. Os lobos que realizaram esse objetivo foram: Brieli, Bruce, Celine, Evelin, Gabriel Fernando, Gabriel Sattler, Gabriele, Heron, Matheus, Raissa, Victor, Vinicius Velter e Vinicius Franke.

Lobarada Mata adentro para atividades da IMMA

Bate-papo sobre a natureza

Mata adentro

C.S.I. da natureza: colhendo amostras da "poluição" nas folhas

C.S.I. da natureza: colhendo amostras da "poluição" nas folhas

Após o almoço, foram realizados alguns jogos da área de desenvolvimento físico.

Depois dos jogos, cada primo recebeu um conjunto de cartas-prego, para realizarmos atividades na cidade. Cada matilha, acompanhada de um Chefe, e em um rua distinta, seguiu as instruções das cartas prego, na ordem abaixo (após realizar a atividade da carta, eles podiam abrir a carta seguinte):
1- o primo explica para a matilha o que é o passo escoteiro, e depois a matilha deve fazer uma vez esse passo;
2- todos deverão seguir em silêncio até encontrarem a próxima árvore na calçada, e a partir daí cantar duas canções escoteiras;
3- passar por dois postos policiais, anotar o endereço, e o primo, com a ajuda do segundo, falar e explicar um artigo da Lei dos Lobinhos;
4- caminhar até a FIC (Fundação Indaialense de Cultura). Quando chegar lá, perguntar a alguém o horário e anotar na folha;
5- apreciar a exposição. Fazer uma votação e escolher os três melhores trabalhos expostos;
6- dar um grande abraço no Chefe, e falar bem alto "Somos do mesmo sangue, tu e eu, irmãozinho".

Akelá com a Matilha Vermelha
Kaa com a Matilha Preta
Bagheera e Kotick com a Matilha Branca
Baloo com a Matilha Cinza

Fizemos um lanche no "gramadão" da FIC.



A Alcatéia seguiu bosque adentro, onde lá, para surpresa deles, foram entregues vários distintivos de especialidades alcançados nos últimos meses.


Depois das entregas, a Alcatéia partiu de volta para a APAE. Mas no caminho, fizemos uma parada na Rua Baden Powell, que fica ao lado da APAE. Lá os lobinhos Bruce e Heron receberam os distintivos de progressão Caçador.
Lobinho Heron com Bagheera
Lobinho Bruce com Akelá
A Alcatéia voltou para a APAE, onde tomaram banho, organizaram as suas camas, prepararam as esquetes, e palmas, para o Fogo do Conselho (tema Leis Escoteiras e Leis dos Lobinhos), tiveram instruções de Nó Direito, e jantaram.


Após o Fogo do Conselho, os lobos tiveram instruções sobre o Cruzeiro do Sul, e fizeram um jogo noturno, no caminho das percepções. Esse caminho, que faz parte da infraestrutura da APAE, foi feito para andarem descalços, e é composto de várias texturas. Nesse caminho fizemos um Fio de Ariadne, e com os olhos vendados e descalços se guiaram pelo fio.

No domingo de manhã realizamos uma atividade de perguntas e respostas, denominada "Desafio da Progressão". Para isso, os Chefes Akelá e Baloo usaram uma peruca, e tentaram imitar o Silvio Santos e Lombardi. Uma mesa por matilha. O Silvio sorteava uma ficha, onde chamava a progressão que deveria responder. Os lobos, com aquela progressão na matilha, se posicionavam na mesa. Depois que o Sílvio lia a pergunta, os lobos tinham 1 minuto para responder.




A última atividade foi uma Gincana de Integração organizada pelos Pioneiros, onde os lobos se misturaram com as tropas.

Um comentário: