segunda-feira, 3 de setembro de 2012

25/08/2012

Nesse sábado foram praticados três jogos. Também anexamos na parede uma planilha com o nome de todos os lobos e a situação do nível de progressão, para que eles possam começar a acompanhar e assim motivá-los a ir adiante.

Os jogos foram os seguintes:

Melhor Possível (Caráter e Social)

Progressão Pessoal :
S3 (investidura) - Usar o Lema do Lobinho, a Saudação, o Aperto de Mão e participar do Grande Uivo, compreendendo seus significados.

Contextualização:
Os lobos das alcatéias possuem três simbologias para representar a identificação entre seus semelhantes: a saudação (os dois dedos erguidos), o aperto de mão com a canhota (representando o indígena que solta o escudo para cumprimentar a quem confia) e falamos o nosso lema (Melhor Possível). Então para praticarmos essas três simbologias vamos fazer um jogo para ver qual a matilha mais afiada.

Desenvolvimento:
As matilhas em fila indiana, ao sinal de "Seeonee", o da frente vira para trás e simultaneamente faz a saudação, o aperto de mãos e fala o lema do lobinho. O segundo faz com o terceiro e assim até chegar no último. O último corre para frente da fila e faz com o primeiro. A matilha que terminar primeiro marca ponto.

Corrida do Hathi (Físico Extremo) 

Progressão Pessoal: 
C15 (Caçador) - Empenhar-se para fazer alguma coisa que tenha encontrado dificuldade ou que não tenha conseguido fazer. 

Contextualização: 
A manada de Hathi está migrando para outras pastagens, pois está chegando a estação da seca. Eles precisam correr para serem os primeiros a chegarem nos novos pastos e comerem a grama verdinha. Vocês sabem como os elefantes andam em manadas? Os filhotes enrolam seu nariz na cauda dos adultos. Cada matilha vai representar a manada de Hathi e correr como os filhotes seguram as suas mães. 

Desenvolvimento: 
As matilhas em fila indiana. Corrida de revezamento: o primeiro de cada matilha corre até uma posição e quando retorna coloca suas mãos entre as pernas e o segundo segura na mão do primeiro. Fazem a volta os dois juntos, e quando retornar, o segundo coloca as mãos entre as pernas e pega o terceiro. Se repete até toda a matilha estar numa fila e tiver feito a volta. 

Jogral do Hino (Social e Inteligência) 

Progressão Pessoal: 
C3 (Pata Tenra e Saltador) - Demonstrar que é capaz de manter o bom humor em um momento de dificuldade. 
C15 (Rastreador e Caçador) - Empenhar-se para fazer alguma coisa que tenha encontrado dificuldade ou que não tenha conseguido fazer. 
S11 (Pata Tenra e Saltador) - Conhecer o Hino Nacional Brasileiro e cantá-lo com seus companheiros, adotando uma postura de respeito. 

Contextualização: 
O Hino Nacional Brasileiro é um dos quatro símbolos oficiais da República Federativa do Brasil. Os outros símbolos da República são a bandeira nacional, as armas nacionais e o selo nacional. A música do hino é de Francisco Manuel da Silva e foi inicialmente composta em 1822. Em 1909, através de um concurso, foi trocada a letra usando de Joaquim Osório Duque Estrada. 

Desenvolvimento: 
Cada matilha fica em círculos. A matilha branca começa a cantar o Hino Nacional. Ao som do apito a matilha que estava cantando pára, e a próxima continua de onde parou. Lembrem-se da ordem: branca, cinza, preta e vermelha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário