terça-feira, 4 de outubro de 2011

4 de Outubro - Dia do Lobinho

Dia 4 de outubro foi definido como o Dia do Lobinho em homenagem ao patrono do Ramo, Francisco de Assis, um personagem que representa valores e condutas que servem de exemplo.



O Ramo Lobinho:
Na edição original do livro "Escotismo para Rapazes", Baden-Powell não fixou um limite de idade mínima, nem máxima para o ingresso do menino no Movimento Escoteiro. Como conseqüência disso as tropas tinham meninos cujas idades variavam entre 9 e 18 anos.

Os meninos pequenos também queriam entrar na brincadeira, mas os mais velhos não desejavam misturar-se com os pequenos e estes não conseguiam acompanhar as vigorosas atividades feitas pelos escoteiros.  Então, B-P começou a pensar em oferecer as atividades que fossem adequadas para os pequenos. Ele queria que o programa para eles tivesse suas próprias características, não que fosse uma versão simplificada do programa dedicado aos escoteiros.

Com o trabalho de organização da enfermeira Vera Barclay, sua colaboradora entusiasta, Baden Powell preparou um livro para o novo Ramo, intitulado “The Wolf Cub’s Handbook” (traduzido no Brasil como Manual do Lobinho), publicado em 2 de dezembro de 1916, data considerada como de fundação do Ramo Lobinho.

Fonte: Sempre Alerta Eletrônico - 9a Edição

Nenhum comentário:

Postar um comentário